Mitos e verdades sobre prazo de validade de maquiagens e cosméticos.

Olhe bem para o seu nécessaire de maquiagens e cosméticos. Ali, você por acaso mantém algum produto -- mesmo ainda fechado -- por mais de um ou dois anos? Se sim, é hora de rever isso aí. Maquiagem e cosmético têm prazo de validade e deve ser respeitado. O uso desses produtos depois da data do vencimento pode causar alergias e até infecções, com o risco de deixar sequelas na pele. Com a ajuda de Betina Stefanello, assessora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia, e da dermatologista Flavia Ravelli, esclarecemos os mitos e entregamos as verdades sobre prazo de validade dos produtos que a gente costuma usar no rosto.

Maquiagem tem prazo de validade? 

Sim, e geralmente vai de seis (6) a 36 meses. Porém, a forma como você cuida pode interferir na duração. Se você mantém a maquiagem em um lugar fresco e arejado pode contar com o prazo da embalagem. Se deixa no banheiro, que tem muita umidade, ou no carro, que pode ser um lugar muito quente, a validade é encurtada. Ou seja, talvez você precise rever o lugar onde guarda seus produtos de beleza.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia tem uma orientação geral sobre prazo de vida de maquiagem: 6 meses para rímel, 48 meses para batom, 36 meses para sombras compactas. Porém, isso só vale se os produtos ficam em ambiente fresco e arejado. Como a gente não costuma guardar a caixa, e a data de validade está nela, uma sugestão é etiquetar os produtos. Assim, não há risco de usar um produto vencido.

De uma maneira geral, a duração das maquiagens é:

Rimel (Máscara de Cílios): 6 meses
Gloss Labial: 6-12 meses
Bases aquosas: 12 meses
Batom: 48 meses
Bases Oleosas: 18 meses
Sombras Compactas: 36 meses
Delineador:6-12 meses
Corretivos: 18 meses
Pó compacto ou solto, Iluminador ou blush: 18-24 meses




E um batom que não foi aberto, porém passou da data da validade? Vale usar? 

Quanto à maquiagem, a diminuição da eficácia não é tão nítida. Você pode usar um batom, um blush ou uma máscara de cílios além da validade e notar que o produto “ainda funciona”. Porém há riscos de alergias e infecções. Sem contar que se isso acontecer com um produto vencido, você nem pode contar com o suporte da marca.

Fonte: https://www.uol.com.br/universa/noticias/redacao/2018/01/04/o-que-e-mito-e-o-que-e-verdade-sobre-validade-de-maquiagens-e-cosmeticos.htm

1 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...